quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Receita sem glúten: Waffle

   Olha eu cozinhando gordices de novo! Mas é que waffle é caso de amor. Lembro que minha irmã falava do goffre, que era uma delícia e tal, e quando eu fui visitá-la na Bélgica pude comprovar a gostosura do goffre/waffle. História contada, o amor foi reprimido por aqui, porque né, como fazer waffle por aqui? Bom, neste último Black Friday o marido me deu de presente uma máquina de waffle! Fica igual! E as visitas tem gostado bastante!
   Mas e a receita? Eu fiz a original e depois fiz essa, que sinceramente achei que ficou mais parecida com a original belga e não é tão gorda, vamos aos ingredientes:
  • 1 xícara de chá de farinha sem glúten
  • 1 colher de chá de fermento em pó 
  • 1 xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de açúcar mascavo  
   Essa receita rende 6 waffles. Eu quis tirar uma foto da farinha que eu tenho usado e gostado muito:


   Eu comprei na Ponto Natural (já falei de lá aqui), mas tenho encontrado várias farinhas sem glúten nos supermercados, mas isso é para outro post. 
   Para fazer a massa é bem simples, primeiro eu passo a farinha, o sal, o fermento e o açúcar por uma peneira e vou misturando. Depois coloco o leite, a manteiga a gema do ovo. A clara eu bato em neve e depois vou incorporando na massa, bem devagar:


   A clara em neve deixa a massa mais macia e aerada, é só misturar com cuidado e a massa fica pronta:


   Depois é só colocar meia xícara de massa na máquina já quente e fechar. Pode parecer que tem pouca massa, mas ao fechar ela espalha melhor e, se colocar demais, ela acaba escorrendo, então essa medida é boa, pelo menos pra minha maquininha que é quadrada.


   E é isso, só esperar a luz acender que o waffle está pronto. Fica gostoso com geléia, mel, mas o maridão quis colocar calda de chocolate, tá um pecado essa foto!


   A receita é bem fácil de fazer e se você não tem uma maquininha dessas pode fazer como uma panqueca, que fica muito bom também!

PS: Escrevi maquininha várias vezes, deve ser influência do show dos Pixies que eu to assistindo enquanto faço o post...

6 comentários:

  1. OMG que delícia!! (Marielle)

    ResponderExcluir
  2. Pode ser uma "gordice", mas parece irresistível....
    Vou testar o mais depressa possível.
    Adorei seu Blog. Já estou te seguindo.
    Beijos,
    Sonia

    ResponderExcluir
  3. Receita mais que anotada!!!
    Amei...
    Beijos
    Cléo de Lucca
    minhaamigamedisse.blogspot.com.br
    Instagram: @minhaamigamedisse_fashionblog

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa !!!! Fiz e todas aqui em casa adoraram , substitui a manteiga por oleo de coco e o acucar mascavo por adocante culinario , ficou demais !!!!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...