sábado, 12 de janeiro de 2013

Filme da semana: Across the Universe

   Eu gosto tanto desse filme. Sou absolutamente passional para defendê-lo, uma vez que até o marido disse que o filme parece um episódio de Glee.


   Depois ele mudou de ideia. Eu sou muito, mas muito beatlemaníaca, dessas bem chatinhas que nem sabe dizer qual é a sua música favorita. Aproveitei que ia passar as férias em casa e revi com o maridão o Beatles Anthology, daí continuei na vibe e revi esse filme. A primeira cena é para fazer fãs se aconchegarem na cadeira e começar a listar as referências à banda:


   Adoro "Girl", e adoro que em seguida aparece o rosto Lucy no céu, sacaram? É uma idéia simples e muito bem executada. Um filme que usa as músicas dos Beatles para contar uma história de amor. Vale lembrar que o filme é de 2007 e o Glee ainda não existia.
   A história começa na Inglaterra, passando por vários pontos icônicos na história dos Beatles (as docas, Cavern Club), quando Jude decide ir aos Estados Unidos. Acho bacana o uso das músicas para contar de um momento delicado na história americana, com a Guerra do Vietnã  rolando, o Flower Power, o novo cenário musical com Hendrix. Enfim, é tudo muito bem encadeado, exceto pela personagem Prudence. Ela vai e volta na história, acho que só para que seja tocada a linda "Dear Prudence". A diretora é muito boa, adoro o seu trabalho em "Frida"; bem que ela podia ter dado um melhor destino para a Prudence, ou mesmo ela ter sido uma das personagens que passam pela história central. Vale acrescentar que a história é construída pelas vivências pessoais da diretora, que teve um irmão que foi ao Vietnã
   Poderia listar várias cenas aqui, mas queria ressaltar as letras das músicas dos Beatles. Acho que ainda estou influenciada pelo Anthology, mas é que cada uma das músicas conta uma história que se complementa com a seguinte, sem necessariamente estarem contando uma história. Os Beatles foram os inventores do videoclip, logo, contar histórias através de imagens era algo recorrente, embora o primeiro, "Rain", seja mais conceitual.
   Caso você não curta musical é bem possível que também não vá gostar desse filme. Ele mantêm aquela estrutura clássica de comédia romântica, mocinho conhece mocinha, eles ficam juntos, depois eles não podem ficar juntos porque alguém atrapalha e no fim, aqui tem um spoiller, eles ficam juntos... sim, estou contando o fim do filme, mas não conto como, nem quando, nem qual música é usada.
   Por fim, outro ponto bacana são as participações especiais; tem a Salma Hayek, o Joe Cocker e o querido Bono! É um filme bem gostoso, sem nada demais, só uma ótima idéia e uma trilha sonora fantástica. Vamos ver o trailer e os créditos:


  • Across the Universe - Across the Universe (2007)
  • Direção - Julie Taymor
  • Elenco - Evan Rachel Wood, Jim Sturgess, Joe Anderson, Dana Fuchs, Martin Luther, T.V. Carpio 
  • Gênero - Musical
  • Duração - 131 minutos

2 comentários:

  1. ai, de longe um filme perfeito <3 e a primeira cena serve para nos apaixonar por Jude, rs

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esse filme também!! E olha que não sou tão fã de musicais. A fotografia é incrível!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...