- 1 xícara e 1/2 de chá de farinha sem glúten
- 1 colher chá de sal
- 1/2 xícara chá de manteiga gelada
- 1 ovo
- 3 colheres sopa de água gelada
Quando estiver assim é hora de embrulhar em papel filme e colocar na geladeira por meia hora. Aproveite para cuidar do recheio e acender o forno em torno de 180 graus. No meu caso eu fui desfiar o frango, um peito que sobrou do almoço e que já estava temperado com limão e alho.
Depois que a massa firmar na geladeira, é hora de colocá-la para pré-assar. Essa quantidade de massa dá para fazer numa travessa de 25 cm de diâmetro, ou... eu fiz dois quiches individuais, em pratos de metal, daqueles que parece que vieram de algum filme sobre guerra. Eles ficaram no forno por 20 minutos e sairam bem dourados. É bom lembrar de fazer vários furos com o garfo antes de colocar para assar. Enquanto tudo isso acontece, eu fui preparar o resto do recheio:
No recheio tem:
- 1 peito de frango desfiado
- 1 xícara de leite
- 1 colher de chá de azeite extra virgem
- 1 ovo
- 2 colheres de catupiry (que não tem glúten)
- Pimenta do reino e erva de Provence
Olha só como o recheio fica bonito! Passo seguinte é colocá-lo na massa já pronta:
Como eu quis fazer 2 quiches acabou não tendo massa suficiente para fazer a borda bem alta, mas como eu disse, isso é um quiche inspired. Pratinhos prontos é só deixar no forno por mais ou menos 30 minutos, até o recheio endurecer.
Marido degustando o quiche. Acompanha muito bem uma salada comum de alface e tomate. O que eu queria focar é a borda bem dourada (e crocante) e o recheio muto macio e "fofo". Ficou maravilhoso. Quem tiver alguma idéia do que mais inventar com a farinha me escreva!
Valeu apena esperar a postagem deste quiche...
ResponderExcluirVou testar o mais rápido possível, até lá o jeito é ficar com água na boca,rsrsrs...
Uma linda semana pra você e obrigada pela receita.