sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Filme da semana: Um conto chinês

   Esse filme já havia sido indicado pra mim umas três vezes, até eu finalmente conseguir sentar e assistir. Humor leve, fácil e melancólico, como um bom filme argentino.


   Eu já falei aqui que eu adoro o Darín. Acho-o um excelente ator, e neste filme ele consegue demonstrar sua raiva, seu amor e adminaração somente pelos olhos, muito expressivos e cheios de melancolia, como eu disse lá em cima. Ele era a escolha certa para fazer Roberto, um persoagem perdido no tempo espaço, o filme é atual, mas tem momentos em que se tem certeza que a história se passa na década de 70.
    A história é baseada num fato real, uma vaca caiu do céu, e é legal ver o filme até a hora de subir os letreiros, em que a aparece a notícia real. E como a apropriação dessa notícia bizarra é o ponto central dessa história entre um solitário metódico e um chinês que surge na Argentina sem falar espanhol.
   Roberto é metódico, colecionador de histórias bizarras e muito sozinho. A dor é carregada o tempo todo, seja na sua loja de ferragens, no seu não relacionamento amoroso e principalmente em sua história. A ferida causada pela Guerra com as Malvinas é algo não dito pelos argentinos, é um orgulho ferido e engolido, guardado sob mecanismos obsessivos. Ops, ficando psicanalítica demais!
  Nisso surge Jun, o chinês que abre Roberto para a interação com o outro, para os absurdos da vida, que muitas vezes não precisa ter sentido ou valores certos.  É então apresentada a personagem Mari, uma moça apaixonada por Roberto, e ficamos na torcida para que dê certo, uma lufada de vida em meio a tantos parafusos. 
   Roberto pode parecer muito chato assim descrito, mas todos nós temos um parte em que ficamos bravos com injustiças (foi o que aproximou-o de Jun), nos comovemos ao ver uma cena dramática (Jun falando ao telefone com seus familiares) e ficamos quietos quando dói. 
   Filme muito bonito, ancorado em boas atuações, porque díalogos mesmo são poucos, mas as verdadeiras trocas não precisam somente de palavras, altamente recomendado. Ah, antes de colocar os créditos e o trailer do filme queria acrescentar que agora eu também estou no Filmow, uma rede social só para falar sobre filmes.
  • Um conto chinês - Un cuento chino (2011) 
  • Duração - 93 minutos
  • Diretor - Sebastián Borensztein
  • Elenco - Ricardo Darín, Muriel Santa Ana, Javier Pinto, Ignacio Huang 
  • Gênero - Comédia, melodramática, mas comédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...