segunda-feira, 18 de junho de 2012

Receita: Risoto básico

   Já faz algumas semanas que o maridão fez esse risoto com algumas sugestões minhas, mas eu ainda não havia baixado as fotos...vou começar pelos ingredientes:
  • Arroz especial para risoto (1 xícara e meia - para duas pessoas)
  • 1 copo de cerveja
  • 1 colher de alho
  • 1/4 de cebola picada
  • azeite
  • 1/5 de Chancliche apimentado
  • 3 tomates mega temperados
  • 1 limão siciliano
  • queijo parmesão
   Para começar, o azeite, o alho e o arroz! 


   Depois é hora de colocar a cerveja, sempre aos poucos. Sei que o risoto mesmo é feito com vinho branco, mas a gente quis fazer diferente e se ficasse bom eu mostraria aqui. E como ficou uma delícia, quero mostrar bem certinho o jeito que ele foi feito. A cerveja é sempre para cobrir o arroz e não colocar a mais como num arroz comum.


   Nesse momento, nós colocamos o chancliche, daquele vermelhinho, com uma pimenta bem marcada, uma delícia. É só esfarelar o queijo e por junto com o arroz. 


    Depois é a vez dos tomates. Eles são especiais; minha sogra os coloca no forno com um pouco de açúcar e depois num vidro com azeite, vinagre, manjericão e sal. Depois é só deixar na geladeira por 3 dias e já pode comer! Nós usamos 3 tomates feitos desse jeito e colocamos no risoto.


   Aí é só deixar cozinhar mais um pouco, e sempre que a água for abaixando, vai colocando a cerveja até o copo acabar. Daí depois é hora de colocar água quente! 
   Hora de colocar o parmesão! 
   Eu não sou parâmetro porque sempre quero mais queijo, mas a dica é ralar o queijo na hora, fica muito mais gostoso, e, se não tiver, pode ser desses ralados mesmo.


   Aí é só colocar mais um pouco de água quente (sempre só o suficiente para cobrir o arroz). Nesse momento, já com todos os ingredientes, foi adicionado o limão. 
   A preparação toda, até o risoto ficar pronto no meu prato levou exatos 23 minutos. Enquanto o maridão ia fazendo o risoto (olha ele aí quase pronto),...


   ...eu fiz os acompanhamentos. Fiz brócolis no vapor, deixando ele num ponto quase crocante e para servir eu preparei a receita de molho que eu aprendi no Salada de Rúcula. Aliás, fiquei meio inspirada pelo blog e a rúcula serviu como acompanhante também. Para finalizar, uma omelete bem gostosa sem muito tempero pra não brigar com os outros sabores. Prato simples, rápido e delicioso. Como já estou no clima de feriadão, fica uma boa pedida de almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...