domingo, 24 de julho de 2011

Filme da semana: Ilha do Medo

   Mais um domingo e mais um filme para eu comentar, oba!
   Essa semana eu só consegui ver 2 filmes, é uma das coisas que eu mais gosto de fazer, mas ultimamente eu tenho que marcar na agenda "hoje é dia de ver filme".
   Foi a segunda vez que eu assisti "A Ilha do Medo", a primeira foi para uma atividade que fiz com os residentes no final do ano passado, e acabei vendo uma cópia pirata que algum auxiliar tinha e ela era dublada. Tenho a impressão que o filme foi outro, quantos diálogos agora fizeram sentido pra mim, e mesmo ouvir a voz do Leonardo e não a do dublador que não combina com ele.
  O filme se passa numa unidade psiquiátrica prisional, mais expecificamente na ilha de Shutter (título original) durante a década de 50. Dois detetives vão para a ilha investigar como um fugitivo teria escapado do lugar, sendo que não tem como fugir nadando e há apenas uma condução por dia. Os médicos são europeus e sombrios. Não sei se é porque eu trabalho numa unidade psiquiátrica eu fiquei atenta aos muitos detalhes e durante o desenrolar da história eu não fui me surpreendendo tanto, mas isso de forma alguma quer dizer que o filme seja ruim ou que eu não tenha gostado.


   O ambiente da ilha é um personagem a parte, me lembrou os filmes noir, com as figuras sombrias dos detetives, envoltos em seus problemas e na busca por respostas. A presença de neblina reforça o clima de suspense, assim como uma boa trilha sonora e direção de fotografia com ótimas sacadas para mostrar a ilha e reforçar o que é sonho, o que é realidade, como por exemplos nos sonhos excessivamente vívidos do personagem do Di Caprio.
   Scorsese é um dos meus diretores favoritos, ele fez uma bela adaptação, "Paciente 67" é um livro de Dennis Lehane, mesmo autor de "Sobre meninos e lobos". Ainda assim ele consegue dar o seu toque na história, tem momentos que eu tive a impressão que iria encontrar Travis Bickle de Taxi Driver no meio da história, afinal tem hora que o filme parece épico de guerra (as cenas são trágicas, pesadas e incrivelmente belas), tem hora que a narrativa fica delirante e tem-se certeza que é policial.
   Mesmo tendo visto antes, o final é incrível, a capacidade humana em acreditar numa história e coloca-lá como real é questionada durante todo o filme e no meu dia-a-dia na enfermaria...
  Segue a ficha técnica e o trailler:
  • Ilha do Medo - Shutter Island
  • Direção - Martin Scorsese
  • Elenco - Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo, Ben Kingsley, Emily Mortimer, Michelle Williams
  • Duração - 138 minutos
  • Gênero - Policial/Suspense

8 comentários:

  1. Eu vi esse filme e gostei muito, é uma ótima dica.
    Ah, boa sorte espero q vc encontre o esmaltinho amanhã (Fast Fashion da Risqué), rs..
    Bjos e uma ótima semana!!
    http://esmaltesdalidi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Coincidência... vou ver esse filme daqui a pouquinho =)

    Está rolando um sorteio luxo no blog, um kit da Victoria Secrets. Não deixe de participar!
    Beeeijo!

    www.blgomundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  3. Este filme é muit bom!! recomendo;.
    Adorei..
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. já vi esse filme umas 2 ou 3 vezes e sempre me surpreendo! Ele é muuito bom!!

    Beijinhos e uma ótima semana!!

    ResponderExcluir
  5. Foda essa filme, muito bom! Vc termina o filme as vezes meio sem saber o que é realidade e o que está na cabeça dele! bsjss

    ResponderExcluir
  6. Aina não vi! Mas gostei dessa sinopse :D

    beijos,bia
    achochique.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Que delícia de coments gente!
    Meninas que ainda não viram...aproveitem essa semaninha de julho! Ta passando no Telecine!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu quero ver!!!!!!

    Tem sorteio no meu blog do Palette de edição limitada em comemoração dos 15 anos da Urban Decay + um Primer também da Urban Decay.

    Bjs!!!
    http://scarpindeonca.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...