domingo, 9 de dezembro de 2012

Filme da semana: Amor a toda prova

   Uma comédia romântica com humor inteligente e certa carga dramática, além de Ryan Gosling sem camisa, é uma boa definição de "Crazy, stupid love", título original de Amor a toda prova:


   Se até o cartaz eles brincam com o título original, porque mudar para essa breguice de Amor a toda prova? O filme segue as receitas básicas para um filme água com açúcar, mas logo no começo quando Cal (Steven Carrel) se joga do carro em movimento quando sua esposa (Juliane Moore) lhe conta que havia o traído. Essa fuga e tudo que se desenrola depois me lembrou uma máxima psicanalítica "controle, triunfo e desprezo", quando a culpa e a perda não podem ser suportadas, as defesas maníacas entram em cena. O objeto, nesse caso a esposa, é tratado com controle, triunfo e desprezo. 
   Cal passa a frequentar um bar toda a noite até que Jacob (Ryan Gosling) cansado de ouvir as lamurias resolve ajuda-lo, atualizando-o no atual jogo da sedução, onde os homens são bem arrumados, se preocupam com sapatos e fazem diferentes drinks. As cenas no shopping são ótimas e realmente o Steven Carrel se torna um conquistador. E a psicanálise citada ali em cima?
   Bom, pensando no controle como uma forma de negar a dependência com a esposa, o triunfo ligado a onipotência do novo conquistador e o desprezo ligado a uma negação da culpa justificando todas as condutas anteriores. Poderia usar essas mesmas frases para descrever Jacob, mas aí trocaria a palavra esposa pela mãe e pronto.
   Aliás, poderia escrever muito sobre o Ryan, como eu adoro esse ator! ele é bailarino clássico também, o que explica a melhor cena do filme:


   Que mulher não gosta de Dirty Dancing? E do Ryan sem camisa? Não vou contar mais sobre o filme, tem ótimos personagens que foram devidamente explorados, como o filho adolescente apaixonado pela babá, a própria babá...enfim, um filme muito bom, mas com uma carinha despretensiosa e um título que poderia afastar muita gente. 
   Vamos aos créditos e depois ao trailer?
  • Amor a toda Prova - Crazy, Stupid, Love (2011)
  •  Direção - Glenn Ficarra, John Requa
  • Elenco - Steve Carell, Ryan Gosling, Julianne Moore, Emma Stone, Marisa Tomei, Kevin Bacon, Jonah Bobo,
  • Gênero - Comédia - Romance - Drama?
  • Duração - 118 minutos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...