domingo, 22 de junho de 2014

Mais um pouco sobre a viagem: Amiens e a catedral

    Como eu adoro escrever sobre viagem, é muito legal que acabam surgindo novos leitores, seguidores... e uma pessoa que vai viajar para a França, a Michele (oi) me perguntou sobre a Catedral de Amiens. Vou tentar contar um pouco dessa visita e devo creditar algumas fotos também ao meu irmão Marcos, valeu!
   Fomos a Amiens de trem, e já na saída da estação pode-se ter uma ideia de como é a cidade, urbana e cheia de história:
 

    Achei muito bonita essa saída moderna e o prédio numa construção mais tradicional. E, apesar de ser central, o trânsito me pareceu muito tranquilo e organizado, afinal, saímos dali em direção à famosa catedral, passando pelo centro antigo da cidade.


    E esse Carrossel na praça? Coisa linda! Essa rua tipo calçadão, a Trois Cailloux, tem lojas, lanchonetes, fast-fashions, cafeterias, tudo muito limpo e organizado. Nós seguimos em frente, passamos pela pelo Palácio da Justiça com a praça Bacquet, local cheio de estudantes e flores: 

 

   E enfim, encontramos a Catedral:


   Linda, gótica, absurdamente bem cuidada. Ela foi inaugurada em 1270, tendo por base a Notre Dame de Paris. Para quem quiser maiores informações sobre a catedral, o site de monumentos nacionais franceses é bem completo, só clicar nesse link. A entrada é gratuita, e, caso queira reservar uma visita guiada é necessário reservar com 24 horas de antecedência. Ela fecha somente 4 vezes ao ano, 1 de janeiro, 1 de maio, último domingo de setembro e 25 de dezembro.
 


 
 

   Maravilhosa! Nós almoçamos num restaurante ali ao lado, preço incrível e muito bem servido, só que a esquecida aqui não marcou o nome, só a rua, Cormont. É o único restaurante com subsolo. Tomamos um café e fomos dar mais uma voltinha a pé e decidimos ir conhecer a casa do Julio Verne. Ele morou em Amiens por 34 anos. 


    A casa foi reformada em 2006 e hoje é um museu cheio de itens recontando a história desse grande autor (um dos meus favoritos na infância). A entrada custa 7 euros, aberto entre 10;00 e 18:30, e fica fechado às terças-feiras. Tirei algumas fotos, mas depois me avisaram que não podia, das que eu tirei eu gostei muito dessa do escritório:

 
    É um mergulho na história, mas que em alguns momentos fica desconfortável se tiver excursão escolar. Os cômodos são pequenos e o professor escolar falava muito alto, então nós estávamos vendo algum documento ou mesmo jogos criados pelo Julio Verne e vinha gente pedindo licença para a entrada das crianças. Seria melhor ter esperado a excursão sair ou mesmo deixar claro que em alguns dias só é aberto para as escolas. 
   Passado o momento "classe média sofre" a visita é bem interessante e logo ali ao lado fica o Circo Julio Verne, mas nós não fomos, ainda tínhamos que pegar a Van, estrada e voltar para Le Touquet.



   Esse foi nosso meio de transporte! Saindo de Amiens fomos conhecer a Abadia de Saint-Riquier, e confesso que fiquei com vontade de voltar a Amiens. Estava bem frio e chuvoso nesse dia, nem deu vontade de ir ao Parque Pedro e outras atrações.
   Espero que tenha dado para conhecer um pouco da cidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...