terça-feira, 21 de agosto de 2012

Filme da semana: Rocky Balboa


   Eu adoro esse filme!


   Para mim poderiam existir só dois Rockys, o primeiro e esse que é o sexto e último filme. Acho o primeiro filme fantástico, para quem pensa que é só sobre o boxe, precisa abrir sua mente e perceber o quanto fala de exclusão e superação! Assim como a própria história do Stallone que tinha poucos dólares no banco e fez uma das cenas mais conhecidas da história do cinema (Adriennnnnnnnnnnn). Aliás, lembro de quando assisti o filme e não entender porque ele chorava tanto se ele havia empatado! Mais tarde fui descobrir que na verdade, na versão dublada em português é dito que ele empata, mas na versão original ele perde a luta.
   Daí surgem mais quatro filmes que eu nem vou citar, até que chegamos neste 30 anos após o primeiro. Este como o outro, é estrelado, dirigido e roteirizado pelo próprio Stallone. Um filme com um tom depressivo, com o Rocky fora de forma, visitando o túmulo da Adrien e cuidando do restaurante, de seu rival, de seu bairro...
   Eu cresci na década de 80, com "Eye of the tiger" sendo usada como trilha para campões, com a imagem de Rocky como um grande lutador e vê-lo tão frágil, solitário e com as representações de um passado romantizado é perceber que os heróis também envelhecem. A história fala disso, de como somos frágeis perante a vida e como fazemos para seguir em frente, num diálogo ele diz: "O mundo não é feito somente de raios de sol e arco-íris, é um lugar duro e maldoso e não importa o quanto você ache que é forte, ele sempre vai te deixar de joelhos e te deixar assim permanentemente se você permitir. Nem você nem ninguém vai bater tão forte como a vida. Mas isso não é sobre o quão forte você bate, é sobre o quão forte você aguenta ser golpeado e seguir adiante...".
   A história gira em torno de um novo campeão mundial, sem carisma, que após uma brincadeira virtual em um programa de tv, um duelo fictício entre ele e o Rocky, lança o desafio de se exibir numa luta em que o dinheiro arrecado irá para a caridade. E aí aparece a cena da escadaria, o treino focando na força e não na agilidade, a dieta de ovos...tudo aquilo que faz você ter certeza que está assistindo um filme da série. Stallone filmou do fim para o começo, em boa forma, fez primeiro as cenas de luta para depois engordar e fazer o boxeador aposentado.
   A luta é bem filmada, realista sem ser exagerada, com um fim muito próximo ao plausível, numa luta entre a experiência e a avidez. Vale e muito a pena.
  • Rocky Balboa -  Rocky Balboa (2006)
  • Direção e roteiro - Sylvester Stallone
  • Elenco - Sylvester Stallone, Burt Young, Milo Ventimiglia, Tony Burton, James Francis Kelly III, Antonio Tarver
  • Gênero - Drama
  • Duração - 102 minutos
 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...