quinta-feira, 19 de julho de 2012

Filme da semana: Os homens que não amavam as mulheres


   Na verdade são os filmes da semana porque eu assisti as duas versões, primeiro a sueca e depois a americana. A versão sueca eu assiti primeiro, sendo que em seguida eu vi os outros filmes da trilogia e só depois, nesse fim de semana que passou, que eu vi o filme de David Fincher, e aí foi meu erro, não gostei. Devia ter feito o inverso. Sei que muita gente adorou o filme e talz, mas pelo menos para mim a versão de Niels Arden Opley é mais instigante e aponta o filme para a verdadeira personagem principal, Lisbeth e não o jornalista Mikael. Isso fica claro até nos cartazes, esse aqui é o americano:

  
   E aqui o cartaz sueco com Lisbeth à frente:


   Então dessa vez eu vou fazer uma comparação, sendo que já aviso de partida, o sueco ganha. A história é a mesma, um assassinato sem solução há 40 anos. Mas tudo no filme americano é atenuado, ou como diz o marido, pasteurizado. As cenas de violência (que são muitas), as cenas de sexo e a própria história sofreram modificações, numa Mikael é processado e na outra preso e o acordo com o velho empresário é feito de outra forma, mas eu não vou me alongar porque senão estraga a história toda.
   Outro ponto que me irritou muito foi a forma como Lisbeth é transformada em mocinha, sério, sei que não foi, mas a Noomi Rapace dá um banho de interpretação e até entendo porque ela não quis aceitar o papel, vai ver leu o roteiro antes e viu que a sua construção da personagem e o desfecho era muito mais plausível, sendo que o final sueco é muito mais inteligente e interessante. Quero ler os três livros pra ontem, ver se eles tem a mesma narrativa de suspense a la Ágatha Christie como o filme sueco possui.
   Fica a dica, a versão americana é boa sim, um filme acima da média, afinal a história é ótima, o David Fincher fez alguns dos filmes que eu mais gosto (Seven e Clube da Luta), mas o sueco é sensacional, com ótimos atores, uma história mais envolvente e com um final incrível. Fica aqui os créditos e o trailer:
  • Os homens que não amavam as mulheres - The girl with the dragon tatoo (2011)
  • Direção - David Fincher
  • Elenco - Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer e Stelan Skargard
  • Gênero - Suspense, drama
  • Duração - 158 minutos

4 comentários:

  1. ooi!!
    legal que você está seguindo o meu... eu também dou uma passada aqui às vezes... concordo com você em grau e gênero!!! a versão sueca é beeem melhor!! fora que a história é bem mais explicada, né?!

    =)

    beijo

    ResponderExcluir
  2. ooi!!
    legal que você está seguindo o meu... eu também dou uma passada aqui às vezes... concordo com você em grau e gênero!!! a versão sueca é beeem melhor!! fora que a história é bem mais explicada, né?!

    =)

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Não assisti nenhum dos dois ainda, mas já vi gente falando muuuito bem do livro. Acho que vou aproveitar a viagem de férias pra comprar a versão em inglês... Já que pelo menos por 15 dias eu vou relaxar dos estudos!
    Beijocas!

    www.blogdamariahelena.com

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Eu só assisti a versão sueca e vi a trilogia, mas já gostei tanto da primeira versão q fiquei com medo de ver a americana! Rs
    Agora com sua opinião, só ratificou meu medo! Kkkkk
    Bjos!

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...