domingo, 7 de setembro de 2014

Fui para Buenos Aires...

   Oi tem alguém aí?
   Depois de tanto tempo é sempre bom perguntar.


   Essa fotinha da Casa Rosada é só para ilustrar, mas o que mais fiz mesmo foi ficar ouvindo sobre Psicanálise:


   O Congresso foi excelente, estava muito bem acompanhada de uma amiga querida e pude conhecer alguns lugares de Buenos Aires. Durante a semana eu vou escrever alguns posts com dicas, mas hoje eu ainda estou imersa nas realidades e ficções psíquicas. 
  Por isso hoje vou fazer algo que eu gosto muito, vou indicar filmes! Mas são filmes que se relacionam com psicanálise, ok. Vamos lá?

1) Um Método Perigoso:


   Filme de David Cronenberg, que fala sobre o momento de ruptura de Freud e Jung. É uma história real, com uns toques hollywoodianos. Os diálogos são fortes, e as interpretações na medida, conquistando uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen, um Freud sisudo e professoral. Ele foi exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011.

2) Habemus Papam


   Nanni Moretti é um diretor muito sensível e que conta a história de um papa recém eleito que tem um ataque de pânico. Um psicanalista foi chamado e várias ações se desenrolam a partir daí. Esse filme também é de 2011. O próximo filme é um pouco mais antigo.

3) Quando fala o coração (Spellbound)


   Um filme de Hitchcock com atores fantásticos e roteiro excelente. Apesar de ter sido indicado para várias categorias no Oscar, ele venceu apenas na categoria de trilha sonora. Para melhorar, as cenas de sonhos tiveram uma mãozinha de Salvador Dalí (psicanalista adora um sonho), além de ser o primeiro filme a falar diretamente de psicanálise em Hollywood.
   Deixo aqui no fim, um filminho bem fofo que fala sobre o trabalho do terapeuta, não especificamente do psicanalista, mas eu me lembrei muito dele em várias palestras que eu assisti.


4 comentários:

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...