quinta-feira, 10 de março de 2016

Brigadeiro de Cookie

   Apesar de eu ser a doida do brigadeiro fazia tempo que eu não postava uma receita por aqui. A ultima foi o brigadeiro de paçoquinha (aqui). E para variar, eu fiz a receita desse docinho para a despedida das aprimorandas. Eu achei bem gostoso, vamos aos ingredientes?


  • 4 colheres cheias de chocolate em pó (uso aquele dos padres);
  • 2 colheres de manteiga com sal (faz diferença no sabor final);
  • 2 caixinhas de leite condensado;
  • 1 gota de essência de baunilha;
  • 1 colher de creme de avelã com chocolate;
  • 10 cookies com gotas de chocolate;
  • Gotas de chocolate para decorar;
   Essa receita foi suficiente para 40 copinhos de brigadeiro, deu para levar para o hospital, para a família e para a gulosa aqui.
   Eu escrevi ali em cima "creme de avelã com chocolate", é Nutella, mas no meu caso não era. Eu trouxe um pote lá da Itália, eu até acho mais gostoso que Nutella:


  Ah Itália...
  Bom, para fazer o brigadeiro eu peneiro o chocolate e coloco o leite condensado, a manteiga, a essência de baunilha e essa colher cheia aí de cima. Fico misturando até o brigadeiro ficar no ponto para o copinho, quando dá para ver o fundo da panela, mas ele ainda bem molenga. Tiro da panela e coloco num refratário para ir esfriando.
  Para não perder tempo é nesse momento que eu quebro os 10 cookies. Eu vou esfarelando até ela ficar bem pequeno, mas não em pó:


   Eu deixei assim para deixar o brigadeiro granulado, olha só como ele fica já misturado ao brigadeiro:


   Eu gosto de montar os copinhos com o brigadeiro ainda morno, eu uso uma colher de doce e encho o copinho até o meio, pra ficar uma dose de doce, e esse ficou bem doce. 
   Pra finalizar eu coloquei 3 gotinhas de chocolate em cada um para dar um arzinho de cookie. A gotinha é chocolate meio amargo, também no intuito de quebrar um pouco o tanto de doce que esse brigadeiro tende a ficar.
   Fiquei muito feliz com o resultado, é um brigadeiro com gostinho de avelã e meio crocante. E  fica muito bonitinho:


   É bem fácil de fazer, e, quem provou gostou. Essa semana eu testei algumas receitas novas e vou postando ao longo do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...