domingo, 2 de novembro de 2014

Dia de los muertos com blog e comidinha

   Hoje é dia de finados, mas ontem foi dia de los muertos lá no México. Essa festa que já é patrimônio da humanidade é de uma riqueza sem fim. Encarar a morte sem medo, incentivando a aproveitar a vida e que depois há o reencontro com as pessoas queridas é para mim um grande indicador de saúde.
   Eu fui ao México há alguns anos atrás e fiquei completamente fascinada por toda essa história, com sua cultura, culinária e etc - é um país fascinante!


   Essa daí sou eu no alto da Pirâmide do Sol observando a Pirâmide da Lua e a Calzada de los muertos. Como eu disse, a morte faz parte da cultura mexicana desde o seu início. E ontem, dia 01 de novembro, foi o dia deles, de ir ao cemitério e fazer uma festa por lá. Nas casas, cada família faz um altar e presta suas homenagens. Eu soube disso quando eu fui lá, mas é sempre bom atualizar e aprofundar essas histórias, por isso que eu super indico o Blog da Melissa Lima, autora do "Viviendo en el México Mágico"!


   Roubei a foto do Blog da Melissa com a graça que é a Helo, filha fofa da Melissa que era blogueira (saudades da Mini Diva!). Então, lá no blog ela conta tudo sobre como é morar no México, como lidar com as diferenças culturais e altas dicas para quem está pensando em fazer turismo também. Além do Blog tem a página no Face e no Instagram (@viviendoenelmexico) com fotos maravilhosas, todas tiradas por ela.
   Um dos posts que eu mais gosto lá do Viviendo é sobre culinária, mas esse pratinho que eu vou mostrar aqui eu ainda não vi por lá. É muito simples, eu provei lá na cervejaria Corona na cidade do México:


   Delicia feita com um queijo especifico de lá chamado añejo. É um queijo de cabra, perfeito para ser derretido, com um sabor que eu ainda não consegui encontrar um bom substituto. Bom, além do añejo vai também um queijo branco batido e os pimentões verdes, fica perfeito com cerveja!
   Vou mostrar como eu tenho feito (depois de várias tentativas) para ficar parecido com esse aí de cima. Para uma travessa grande, para servir bem umas 10 pessoas é preciso de:
  • 1,2 Kg de muçarela,
  • 1 lata de creme de leite,
  • 1 copo de requeijão,
  • 1 pimentão verde pequeno
   Simples não? Daí é só picar a muçarela, não precisa ralar (não sei explicar só sei que não fica igual) e depois colocar o creme de leite, o requeijão e o pimentão.


   Eu já até postei essa foto antes, mas é como eu disse, picar o queijo, juntar os outros ingredientes e aos poucos ir aquecendo o queijo no micro-ondas. Isso é importante para que o queijo vá ficando com o gostinho do pimentão e que ele se misture aos poucos com o creme de leite e o requeijão. Eu costumo colocar uns 2 minutos de cada vez e sempre em temperatura baixa, no meu caso é 6. Depois de algumas vezes eu já passo para a temperatura 8 e quando ele está derretido eu coloco 2 minutos na temperatura máxima. Depois de uns 20 minutos ele sai assim:


   Combina com Doritos que parecem que foram feitos um para o outro. Batata frita, cachorro-quente e milho cozido também são ótimas combinações. Todo mundo que prova não acredita que é tão simples, acabando rapidinho!
  

4 comentários:

  1. Que surpresa ótima ! Fiquei super contente!!!! :)
    A festa aqui é linda, colorida , rica em cultura e tradição...Como eu tenho minha "alma mexicana", sou suspeita em desenvolver a respeito!
    Yara, venha me visitar que vou te mostrar um México lindo!
    Saludos de México! Arriba!
    Besitos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Melissa, meu sonho é ir ver essa festa de perto. Eu falei para o Murilo o quanto eu estou banado pelo trabalho que você vem realizando no Blog.
      Beijinhos

      Excluir
  2. Acompanho o blog da Melissa desde o início,sou fã dela ela posta tudo o que um dia eu espero conhecer,agora vou curtir sua página para conhecer suas trajetorias e conhecer o máximo que posso atravez de vocês.Eliani Vargas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou fã! Seja muito bem vinda e espero podermos trocar muitas histórias!
      Bj

      Excluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...