terça-feira, 15 de julho de 2014

Um pouco de Montreiul-sur-Mer

   Nossa, já faz meses que eu voltei de férias e ainda não postei quase nada sobre a viagem. A dica de hoje é Montreiul-sur-Mer, a cidade que meu irmão mora.


   Essa vista linda é lá da rua onde ele mora. A cidade que também fica na região de Pas de Calais, tem "mar" no nome, na época dos romanos o mar chegava até lá, mas hoje em dia na verdade fica a 15 quilometros da costa. Pois é, uma cidade muito antiga, com um muro que começou a ser construído no século IX e mesmo assim não a protegeu da peste e do rei Carlos V.  Aliás, a muralha medieval é o grande cartão postal da cidade, olha só como é (peguei essa imagem no site da cidade, esse aqui):


   Tem um museu contando toda a história, mas vamos ver um pouco como funciona essa muralha? Basicamente separa o campo do centro da cidade, primeiro a vista:

 

   Coisa linda! Olha só essa foto que meu tio tirou, é meu irmão mais à frente, eu e logo atrás a minha mãe.


   A caminhada é longa e vale muito a pena, afinal eu nunca imagina na vida que veria uma catapulta medieval ainda em perfeito estado e tão próxima assim:


   Como a cidade fica num ponto estratégico, perto da Inglaterra, durante as duas grandes guerras ela sofreu muitos ataques e foi até sede do governo britânico durante um período. E passear na cidade é uma viagem no tempo, cheia de vielas, ruas estreitas, com algumas casas com mais de 500 anos servindo como hotel:


    E existem alguns bolsões de estacionamento para poder andar tranquilo na área central, próximo à catedral e à prefeitura, que estão na foto de baixo:


    Nós almoçamos no Jeroban, um restaurante lindo dentro do hotel Hermitage. Comida deliciosa e serviço 5 estrelas (o preço também, mas valeu muito). O que eu mais gostei da cidade? Da chocolateria! Para além da vista, da história, Montreiul tem a melhor chocolateria que eu conheço. Sempre que meu irmão vem nos visitar ele tem que trazer uma caixinha de lá.


   Ela é uma gracinha e fica em frente a uma praça lindinha:


   Para quem vai viajar por aquela região vale a visita. Victor Hugo passou suas férias algumas vezes na cidade e a transformou em parte da história de "Os miseráveis". Na história Jean Valjan torna prefeito da cidade e sua identidade é descoberta numa passagem em que salva um aldeão usando sua força, numa ruela da cidade, no caso, atrás da casa do meu irmão:


   Eu queria tirar a foto sem o carro, mas tá valendo. A cidade é linda e acolhedora...


2 comentários:

  1. Lindo, adorei! Quem sabe numa proxima ida a França!!!! Adora essas cidadezinhas... :) Beijos

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...