sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Almôndega de atum recheada

   Depois de tudo o que comi durante a viagem (isso porque eu ainda não mostrei os doces - em breve) era lógico que eu iria ganhar peso. Mas sem crise, foi só voltar para a rotina aqui de casa que em 1 semana os 2 quilos foram embora. Mas não é milagre né, é uma alimentação mais saudável, a base de saladas, até porque aqui em Ribeirão está um absurdo de quente e fica fácil aderir aos verdinhos.
   Chega de blá blá blá e vamos à receita:
  • 2 latas de atum ralado;
  • 1 ovo;
  • 1 colher de chá de molho de alho;
  • 1/8 de cebola; 
  • 1 colher de sopa de farinha de quinoa;
  • 1 pitada de preparado de lemon pepper (mas pode ser pimenta do reino);
  • 6 folhas de hortelã.
   Primeiro é só colocar todos os ingredientes numa bacia:



   Depois misturar bem e dosar o tanto de farinha que irá usar. 
 


   Eu usei só com a colher que eu já tinha colocado e por fim usei uma pitada de sal. Daí é só fazer a bolinha:



   Finalmente chegamos ao recheio. Eu ralei muçarela suficiente para 8 almôndegas. É só colocar o queijo no meio da bolinha e depois fechar (eu não tinha visto que a foto ficou assim - sorry)



   Como eu disse, essa receita foi o suficiente para 8 almôndegas médias. 


    Coloquei no forno elétrico em 130 graus por 15 minutos. Depois mais 10 minutos em 160 graus e "tcharãn":



   Ela fica com uma crosta bem crocante e o recheio bem macio. Acompanha muito bem com salada:


   Ficou muito leve e saboroso. No fim eu temperei com um pouco do limão que eu usei na salada e ficou ótimo. Eu recomendo também pela rapidez, levei 40 minutos para preparar tudo. Fica aqui uma alternativa para quem não quiser comer o hambúrguer de atum que eu já mostrei nesse post (apesar da receita ser quase igual). E aí, aprovado?
  

Um comentário:

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...