terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Coxinha de Bueno de Andrada

   Hoje é feriado aqui na cidade, então aproveito para dar uma dica para passeio gostoso aqui perto de Ribeirão. Já fui à Bueno algumas vezes e sempre fico doida para voltar, afinal a coxinha de lá é de outro mundo.
   Bueno de Andrada é um distrito de Araraquara, com cerca de 2000 habitantes, sendo o principal atrativo a pracinha com a estrada de ferro ao fundo.


   Paisagem sossegada, fresquinha e que convida a comer a famosa coxinha. Ela ficou famosa em 2001 quando o escritor Ignácio de Loyola Brandão, araraquarense, fez uma boquinha por lá e gostou tanto que escreveu uma crônica para o jornal O Estado de São Paulo. Essa propaganda gratuita levou ao crescimento da Mercearia do Freitas, de tal forma que hoje em dia as mesinhas na praça deram lugar a um salão bem amplo com o nome do autor.



   Mas vamos ver como é essa coxinha? Eu roubei essa foto da internet porque eu sempre lembro de tirar a foto antes de comer ou só depois que eu já comi tudo. É difícil resistir a uma coxinha tão dourada, crocante e sequinha...


   E é assim mesmo, sempre muito recheada e enorme, uma verdadeira refeição. Dessa última vez eu comprei essas daqui:


   Tem a coxinha tradicional, mas tem uma bola de queijos e a achatadinha de frango e catupiry. Pois é, não é só coxinha de frango, tem também vários recheios.A gente aproveita para trazer e depois esquentar no forninho! O marido provou a última receita que eles fizeram que foi a coxinha de pernil. Ele amou. Para os celíacos hoje existe a opção sem glúten! Não é ótimo?
   A dona da Mercearia diz que antes da crônica eram vendidas 50 coxinhas aos sábados, mas que agora passam de 2000 unidades. Por isso, quando for conhecer as coxinhas no fim de semana, se prepara porque tem fila, é organizada e o pessoal chama pelo número do pedido feito no caixa, muito prático. 
 O endereço do Bar e Mercearia do Freitas é Avenida Nilo Rodrigues Silva, 14; em Bueno de Andrada.
  Eu achei esse link com rotas para Bueno de várias cidades do interior. Para quem vem de Ribeirão o melhor caminho é sentido Araraquara,e depois que passa o pedágio (é só um pedágio) pegar a entrada sentido Matão e seguir por ali para Araraquara, dessa forma dá para economizar uns 30 kilometros no total.
  Por fim, para quem é apaixonada por coxinha como eu eles ainda vendem uma versão menor e congelada. O preço atual dessa bandeja de 10 coxinhas é 12,00 reais. As coxinhas grandes, fritas, prontas para levar estão entre 4 e 5 reais.


   Passeio gostosinho, dá para levar as crianças e para aqueles que gostam de doce, na esquina da Mercearia do seu Freitas tem um bolo de sorvete fenomenal. Nunca vi ninguém voltar triste de lá.

Um comentário:

  1. OBRIGADO PELA DICA.
    ÓTIMA OPÇÃO PARA LEVAR, E JUNTAR A FAMILIA PARA SABOREAR AS FAMOSAS COXINHAS DOURADAS DA MERCEARIA FREITAS.

    ResponderExcluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...