sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Quadrinhos melhor que livro: Persépolis

   Eu adoro ler quadrinhos. Muito mesmo. E leio até hoje. Tenho vários aqui em casa, de Conan, o Bárbaro até turma da Mônica. Vou postar mais sobre esses quadrinhos, eles são muito bons, mas hoje eu quero falar de Persépolis.
  O comprei já algum tempo e sempre o releio quando possível e nesta semana tive o prazer de rever as histórias de Marjane Satrapi, uma iraniana que vivenciou as mudanças culturais do início dos anos 80 em seu país, além de guerra, opressão religiosa e outras tantas histórias.


   Eu tenho essa edição completa, da Companhia das Letras, que originalmente foi publicada em 4 volumes. Aliás, e vou até me corrigir, é uma graphic novel e não quadrinhos. A história é autobiográfica e desenhada pela própria Marji, como ela mesma se chama ao longo da história. Aos 10 anos ela viu sua vida mudar, seu colégio, seus hábitos passaram a ser proibidos, o seu país não era mais por ela reconhecido. Familiares e amigos passam a sumir, e depois de algum tempo seus pais decidem mandá-la para a Áustria, uma vez que a vida no Irã estava cada vez mais restrita para uma garota que fora criada de uma forma tão liberal, aos olhos da Revolução é claro. Mais tarde ela volta para o Irã...
   Essa é a história, de uma garota em desenvolvimento que não se encontra em seu país de origem e sofre ao ser uma estrangeira na Europa. Várias histórias de sofrimento, confusão e dificuldades em formar sua identidade. Para onde fosse, ela não se sentia compreendida.
   Não vou contar tudo, mas preciso falar que o traço é rústico, e isso traz a beleza da história, proucos traços e muito conteúdo:

   Entenderam o que eu falei sobre o traçado?
   O título faz alusão à primeira capital do Império Persa, fonte de muito orgulho para Marjane (que atualmente vive em Paris), que aliás, já que aqui majoritariamente eu falo de moda, posso dizer que ela é muito estilosa:


   Eu gosto muito, é uma daquelas experiências em leitura que você para um pouco, imagina, ri, chora e sonha junto com a personagem. Eu, que gostei muito como vocês podem ver, recomendo o filme também, produzido e dirigido por ela e que ganhou muitos prêmios pelo mundo, mas perdeu o Oscar em 2008. Por fim, deixo os dados para quem quiser ter a sua edição e o trailer do filme:
  • Persépolis - 2007
  • Autora -  Marjane Satrapi
  • Tradução - Paulo Werneck
  • Companhia das Letras
  • 352 páginas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...