Um filme feito em 1940, falando sobre a ascensão de um ditador, opressão de judeus e Segunda Guerra Mundial é extremamente moderno e audacioso para a época. Cheio de referências, como por exemplo a República tomada por Hynkel (Chaplin) se chamar Osterlich, que é Austria em alemão. Ou então o nome do outro grande ditador, Napoloni, uma mistura de Mussolini e Napoleão.
O roteiro é simples: durante a Primeira Guerra, um jovem cadete, após salvar um soldado sofre um acidente e passa 20 anos internado, sofrendo de amnésia. Esse é o estranhamento do filme, ele não compreende como uma pessoa como Hynkel ascende ao poder e como a população aceita e apoia tal conduta.
Entre momentos de muita doçura entre Chaplin e Paulette, sua esposa na época, e grande crítica social, há muitas cenas memoráveis da boa e velha comédia, lugar em que ele é o grande mestre. Cenas como o ditador brincando com o globo terrestre e o barbeiro trabalhando ao som de Brahms. É uma viagem para uma época triste, mas que poucos gênios puderam coordenar tais adversidades para construir uma obra de arte.
Enfim, puderam perceber que sou fã, e opinião de fã é sempre passional. Aproveito para deixar aqui o link para o Tumblr que eu fiz: O que achei do filme!. Muitas vezes uma imagem vale mais que muitas palavras, e eu que vejo muitos filmes, não escrevo sobre todos, mas um gif pode ajudar muito. Aqui vai a ficha técnica:
- O Grande Ditador - The Great Dictator (1940)
- Direção - Charles Chaplin
- Elenco - Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakle, Billy Gilbert
- Duração - 124 minutos
- Gênero - Comédia dramática
"Hannah, está me ouvindo? Onde quer que esteja, olhe para cima! Olhe para cima, Hannah! As nuvens estão subindo, o Sol está abrindo caminho! Estamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão a ganância, o ódio e a brutalidade. Olhe, Hannah!"
Eu já tentei assistir filme do cinema mudo, mas não consigo! Me dá um desânimo...
ResponderExcluirBeijooos!
www.blogdamariahelena.com
Tente começar pelo Chaplin. Mas esse não é mudo, pelo contrário, fala demais e por isso que é bom.
ExcluirBj