quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Filme da semana: O grande ditador

   Essa semana eu assisti esse filme que eu amo, amo, amo e fazia muito tempo que não via. As vezes eu fico vendo blog falando do último filme sucesso da semana, mas de grandes clássicos, nem uma linha. Que filme do Chaplin alguém aqui já viu? Posso dizer que eu vi muitos, desde esquetes mudas, até esse que foi o primeiro 100% sonorizado. E ele tinha muito o que dizer.


   Um filme feito em 1940, falando sobre a ascensão de um ditador, opressão de judeus e  Segunda Guerra Mundial é extremamente moderno e audacioso para a época. Cheio de referências, como por exemplo a República tomada por Hynkel (Chaplin) se chamar Osterlich, que é Austria em alemão. Ou então o nome do outro grande ditador, Napoloni, uma mistura de Mussolini e Napoleão. 
   O roteiro é simples: durante a Primeira Guerra, um jovem cadete, após salvar um soldado sofre um acidente e passa 20 anos internado, sofrendo de amnésia. Esse é o estranhamento do filme, ele não compreende como uma pessoa como Hynkel ascende ao poder e como a população aceita e apoia tal conduta. 
   Entre momentos de muita doçura entre Chaplin e Paulette, sua esposa na época, e grande crítica social, há muitas cenas memoráveis da boa e velha comédia, lugar em que ele é o grande mestre. Cenas como o ditador brincando com o globo terrestre e o barbeiro trabalhando ao som de Brahms. É uma viagem para uma época triste, mas que poucos gênios puderam coordenar tais adversidades para construir uma obra de arte.
   Enfim, puderam perceber que sou fã, e opinião de fã é sempre passional. Aproveito para deixar aqui o link para o Tumblr que eu fiz: O que achei do filme!. Muitas vezes uma imagem vale mais que muitas palavras, e eu que vejo muitos filmes, não escrevo sobre todos, mas um gif pode ajudar muito. Aqui vai a ficha técnica:
  • O Grande Ditador - The Great Dictator (1940)
  • Direção - Charles Chaplin
  • Elenco - Charles Chaplin, Paulette Goddard, Jack Oakle, Billy Gilbert
  • Duração - 124 minutos 
  • Gênero -  Comédia dramática
   Dessa vez eu não coloquei o trailer do filme e sim o discurso mais bonito, e infelizmente é muito atual, que eu conheço da história do cinema:


"Hannah, está me ouvindo? Onde quer que esteja, olhe para cima! Olhe para cima, Hannah! As nuvens estão subindo, o Sol está abrindo caminho! Estamos fora das trevas, indo em direção à luz! Estamos indo para um novo mundo; um mundo mais feliz, onde os homens vencerão a ganância, o ódio e a brutalidade. Olhe, Hannah!"

2 comentários:

  1. Eu já tentei assistir filme do cinema mudo, mas não consigo! Me dá um desânimo...
    Beijooos!

    www.blogdamariahelena.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente começar pelo Chaplin. Mas esse não é mudo, pelo contrário, fala demais e por isso que é bom.
      Bj

      Excluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...