Acho que o título do post já diz tudo. As dicas aqui são para quem vai viajar no nível "classe média sofre", porque a maioria das coisas que eu li foram para quem viaja High Society.
Quando marcamos nossas férias eu não estava grávida e depois eu tive que fazer uma série de adaptações e procurar saber melhor como transformá-la numa Babymoon. Eu não conhecia esse termo, uma Lua de Mel pré-bebê, que não é só mais uma viagem, é um momento especial para os pais.
Lendo blogs por aí eu vi que a maioria das grávidas opta por Resorts e praias, o que eu acho uma opção incrível, visto o cansaço que eu estou agora após a viagem. Mas como a gente ia para um Congresso e depois iria descansar decidimos ficar por Milão e esticar para Paris.
Mas vamos para as dicas?
1) Converse com seu médico. Não posso indicar qual o melhor período para viajar. Tive amigas que viajaram no primeiro trimestre e foi bom, enquanto para mim teria sido terrível por conta dos enjoos... Mas felizmente, no meu caso, foi tudo liberado para viajar com 25 semanas. Eu perguntei tudo, levei algumas medicações para caso fosse necessário e atualizei todas as vacinas. Divida todas essas informações com seu companheiro(a) de viagem.
2) Descubra quais são as condições para grávidas viajarem na companhia aérea que você escolheu. Algumas exigem atestado médico para poder viajar, além de um limite de semanas para poder embarcar. Toda empresa tem esse item no site, é só pesquisar.
3) Por falar em avião... Escolha bem o seu lugar. Em algumas companhias, você pode fazer isso no momento da compra, outras só no Check-in. Minha dica é: escolha um lugar no corredor do bloco central e coloque sua companhia ao lado. Assim, você pode sair para ir ao banheiro tranquilamente (meu voo durou pouco mais de 11 horas...) e mesmo caminhar um pouco pelo corredor para ativar a circulação. Ah, não esqueça da meia elástica, ela é fundamental para garantir o bom funcionamento da sua circulação.
4) Ainda falando do avião, vale a pena pegar a primeira fileira, ela sempre tem mais espaço para as pernas... Caso precise, peça um travesseiro extra para a comissária. Para terminar o assunto avião, tem grávida que muda o paladar durante a gestação, ou caso tenha alguma restrição alimentar, sempre é bom entrar em contato e providenciar as mudanças; todas as companhias fazem isso.
5) Faça um bom seguro de viagem! Eu nunca viajo sem um; dessa vez então, nem
pensar! Alguns cartões de crédito oferecem o mesmo gratuitamente, mas precisam
ser liberados com 90 dias de antecedência. Caso não tenha conseguido
fazer um, no aeroporto tem companhia de seguros que faz isso na hora.
6) Farei um tópico sobre banheiro. Sim, grávida vive indo ao banheiro e é
importante saber como isso funciona a cidade. Eu pesquisei antes de
viajar e vi que em Milão todas as estações de metrô têm banheiros pagos
(entre 30 e 80 centavos de euro) e são muito limpos. Isso para mim foi ótimo! Já em
Paris o esquema é diferente: os restaurantes cobram uma taxa para usar o
banheiro e sempre tem algumas cabines nas ruas. Pesquise!
7) Veja
como funciona o transporte na cidade que você vai. Milão é inteira
coberta por metro, tram e ônibus, fazendo a circulação ser muito fácil e
rápida. Paris então nem se fale, metrô é vida! As dicas aqui são classe
econômica; não tem nada de motorista levando para aeroporto ao final. Fomos de
RER mesmo...
8) Programe seus passeios, mas sem tanta exigência... Às vezes você coloca
mil lugares para conhecer num dia, mas o pique não é o mesmo. Fora que
paradinhas para comer e idas ao banheiro sempre tomam tempo... Férias são para descanso.
9) Se bem que não são férias... Se for uma babymoon, aproveite para namorar, fazer programinhas de casal, tirar um tempo para ficar deitada no colo dele num belo parque enquanto descansa seu pé em forma de pãozinho... Não deixe de tirar muitas fotos da barriga para depois ter histórias para contar para o bebê!
10) Aproveite para comprar algo especial para o bebê na cidade que escolherem. É uma lembrança especial para o casal e sempre terá aquele gostinho de ver o bebê com uma roupinha escolhida num momento tão gostoso. Não era nosso foco montar o enxoval, sei que tem gente que organiza a viagem para isso, mas a gente queria trazer algumas coisinhas para a nossa menina.
E com essa fofura de capa de chuva eu encerro o post. Logo mais eu vou postando sobre Milão, Paris e o que o pessoal sugeriu lá no Face!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...