segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Receita pra quem está de dieta: Brócolis

   Quem está de dieta levanta a mão o/
   Bom, to na minha limitação ao glutén e pra dizer a verdade, ta muito dificil. Acho que eu já estava tão acostumada em comer sempre os carboidratos deliciosos em forma de batata e macarrão...hummmm... Mas a gente tem que se adaptar e criar alternativas para se divertir na hora do jantar.
    A receita de hoje surgiu do talo de brócolis monstro da feira que sobrou. O jeito foi fazer no vapor:


   Depois de ficar assim bem verdinho e cozido eu peguei os outros ingredientes:
  • 1 copo de leite com baixo teor de lactose
  • 2 ovos
  • 1/2 limão 
  • Pimenta do reino (a gosto)
  • Estragão (a gosto)
  • Azeite (uma colher de chá)
   Bate no liquidificador, sempre colocando os talos aos poucos para não sobrecarregar e, conseguir uma pasta homogênea.


   O aspecto é esse, bem cremoso, mas aí vem o truque sem glúten! Tapioca! Daquelas que não são nem semiprontas. Uma xícara de tapioca, mistura com a massa e deixa por 15 minutos.


   Viram a diferença, ficou muito mais firme! Daí é só colocar numa travessa média, colocar um queijo branco em cima e umas folhinhas de manjericão colhidas em casa!


   ...por falar em folhinhas de manjericão colhidas, queria compartilhar a minha orquídea que finalmente floresceu!


   Bom, para encerrar a receita, eu coloquei no forno elétrico por 20 minutos pelo menos. Ficou bem gostoso, e como vocês podem ver eu não usei sal, mas tem gente que pode sentir falta! Para acompanhar uma taça de vinho branco gelado lá de Bento Gonçalves para aguentar um dia em que Ribeirão fez 40 graus no inverno!


2 comentários:

  1. VC é bem expert na cozinha, né? Eu jamais faria uma coisa dessas! Rs... Tbém porque em Marília deve ser quase impossível encontrar tapioca... Funghi que nem é tão diferente assim já foi um sacrifício! =)
    Beijooos!

    www.blogdamariahelena.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olas Maria!
      Eu AMO cozinhar e inventar receitas...logo logo vou postar a massa de pizza sem gluten e outras coisinhas...quanto à tapioca, é mega fácil de encontrar, é da Yoki, fica junto com o trigo para quibe!
      Beijo

      Excluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...