domingo, 20 de maio de 2012

Filme da semana: X-Men Primeira Classe



   Eu ando numa vibe super heróis, tenho várias adaptações de quadrinhos para o cinema e tenho ficado bem animada com os resultados. Lembro que o primeiro fime que me surpreendeu mesmo foi o X-Men de 2000, filmão gostoso que eu assisti com meu irmão no cinema! Mas gente, o que foi esse X-Men First Class? AMEI!


   Eu gostei tanto desse cartaz também só com o rosto do James McAvoy e a silhueta da cadeira do professor... Mas porque eu gostei tanto? Eu gosto de filme de ação/aventura, mas se ele tem bons atores e um bom roteiro as explosões não são à toa, fora que eu sou fã da saga dos mutantes e gostei da apropriação das histórias.
   Os fatos históricos (experiências nos campos de concentração, espionagem da CIA e tensão dos mísseis em Cuba) são o pano de fundo da construção dos personagens. O início, idêntico ao primeiro filme, mas com tudo que ocorre depois! Quem já era fã sabia da amizade entre o Charles e Erik, mas como ela começou e porque terminou para alguns fãs só dos filmes era ainda meio nebuloso. 
   O que mais me chamou a atenção foi a jornada de vingança individual do Erik/Magneto, num misto de Bastardos Inglórios (filme que esse ator também atua) e 007 com poderes. Esse ator alemão, Michael Fassbender, tem tudo pra se tornar um mega astro, seus últimos filmes tem sido muito bem criticados e sua atuação é bem precisa. Aliás, logo farei um comentário sobre seu último filme "Um método perigoso". Os outros atores também merecem destaque, desde os traços bem sixties das atrizes (a January Jones está muito Bardot), até a coesão do grupo, com boa sintonia nos momentos de tensão e nos de maior descontração.
   A busca de vingança de Erik, de aceitação de Mística, de coesão entre Charles e Moira ocorrem em meio à tentativa de guerra idealizada por Shaw, o vilão que rouba a cena várias vezes, sendo um daqueles vilões invencíveis e inteligentes que a gente odeia do início ao fim.
   Além de todo o foco nos dois personagens principais, há espaço para a conflituosa Mística e os outros mutantes que integram essa primeira classe do professor. Pausa para o momento spoiller e mais adolescente do filme, dei gritinhos histéricos sim no momento em que ele aparece:



   A história é muito mais tensa que o "Thor" por exemplo e muito mais divertida que o "Capitão América" e tem um movimento extremamente analítico quando após o apoio de não se sentir só (já falei sobre isso aqui) Charles auxilia Erik a controlar o seu poder, num ponto entre a raiva e a serenidade. É bonito sem ser piegas, profundo sem ser chato e com muita ação, do início ao fim! Recomendo mil vezes, me fez esquecer o desperdício de tempo e dinheiro que eu tive assistindo o "X-Men 3" e "Wolverine" e na expectativa pelo segundo filme que será focado em como Erik se torna Magneto. Vamos aos créditos e depois ao trailer:
   Créditos:
  • X-Men - First Class: X-Men Primeira Classe (2011)
  • Direção: Matthew Vaughn
  • Atores: Kevin Bacon, James McAvoy, Michael Fassbender, Rose Byrne, January Jones, Oliver Platt, Álex González, Jason Flemyng.
  • Gênero: Aventura
  • Duração: 132 minutos


2 comentários:

  1. não entendi porque o wolverine aparece, ele ja era nascido na epoca em que o xavier era novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ninguém sabe ao certo quando ele nasceu. Mas uma das consequencias de seu alto fator de cura é que ele não envelhece. Numa HQ remete a ele ter luatdo na 1 Guerra Mundial. :) Filme show né?

      Excluir

Sejam bem vindos!
Adoro receber comentários, sugestões, dicas...